B&Q conta sua história: cuidando de tudo e de todos

A história da Gerente de Recursos Humanos Adriana Caetano se confunde com a história da B&Q. São 22 anos de dedicação na busca incessante de fazer um ambiente corporativo acolhedor com pessoas felizes.
A história da Gerente de Recursos Humanos Adriana Caetano se confunde com a história da B&Q. São 22 anos de dedicação na busca incessante de fazer um ambiente corporativo acolhedor com pessoas felizes.

Hoje a Gerente de Recursos Humanos, Antônia Adriana Caetano de Oliveira é responsável pelo Setor de Recursos Humanos – RH e Departamento Pessoal – DP da B&Q em todo o Brasil e Colômbia. A empresa tem hoje, cerca de 5600 colaboradores nos dois países e, Adriana Caetano acompanha esse crescimento desde as primeiras conquistas da B&Q e atualmente lidera uma equipe de cinquenta colaboradores.

A corporação é certificada nos ISO´s 90001, 45001 e 14001 Qualidade, Saúde e Segurança e Gestão Ambiental. Duas vezes GPTW, conquistas estas diretamente ligadas ao RH, já que envolvem pesquisas de clima e outras ações que definem as melhores empresas para se trabalhar no Brasil de acordo com os próprios colaboradores.

Adriana relata que chegou na empresa aos 23 anos e que recebeu uma ligação especialmente do fundador, Cláudio Queiroz, convidando-a para integrar o time da B&Q, que na época não somava cem funcionários. A ligação a causou espanto e, de início, ela pensava que esse convite tivesse sido uma ‘pegadinha’.

“Quando eu recebi a ligação do seu Cláudio, ele foi muito direto: ‘Olha, você pode vir conversar comigo aqui na B&Q’? Eu já estava pronta para entregar os documentos e fazer meu Atestado de Saúde Ocupacional – ASO em uma grande empresa de segurança de Fortaleza, mas aquele senhor muito atencioso me encantou. Alguma coisa dentro de mim me dizia: ‘Adriana vá conversar com ele”, lembrou.

A Gestora conta ainda que quando chegou na antiga sede no bairro Bom Jardim em Fortaleza – CE, de início, o fundador já oferecera a vaga diretamente a ela: “Olha moça, a vaga já é sua!”. Espantada, Adriana soube que a vaga era para o Departamento Pessoal, a proposta a deixou desafiada.

Ela narra que na época a B&Q estava iniciando os contratos com a Companhia Energética do Ceará – Coelce e que também eram feitos muitos serviços para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf. Além disso, nesse tempo, meados dos anos 2000, foi quando deram início as primeiras turmas do curso de Linha Viva. Curso este que é especialidade e originalidade da B&Q, referência de atuação.“Então assim, desde sempre a B&Q é inovadora e visionária. Ela queria crescer, queria desenvolver as pessoas e eu queria estar junto disso tudo”, pontuou.

Caetano discorre que desde quando chegou na B&Q se sentiu em casa. Ela sempre viu nos valores da empresa esse sentimento de crescimento e de expansão nos negócios. “No início éramos especialistas em Serviços Técnicos, como a poda de árvore. Depois adentramos os serviços de linhas energizadas e, posteriormente começamos a trabalhar com linhas de transmissão (138 kV, 500 kV, 750 kV)”. De acordo com ela, a Chesf era um dos maiores clientes nessa época. Por isso o trabalho com uma rede energizada de tão alta potência.

Desde o princípio ela ficou feliz com essa oportunidade. Um novo mundo surgiu e novas portas foram se abrindo na sua vida. Uma curiosidade lembrada foi a do dia da seleção, quando soube que a vaga era para a sede, na época no Bairro Bom Jardim em Fortaleza Ce, bairro onde Adriana morava. Mas em seguida, após a assinatura da carteira ela foi transferida para o Eusébio Ce onde estava sendo implantada a atual sede da B&Q, com intuito de contribuir com o crescimento da empresa implantando novos processos, Adriana peitou o desafio de trabalhar em outro município, porque sempre acreditou na B&Q.

A princípio, o Departamento Pessoal era feito por uma empresa de um escritório de Contabilidade e a jovem de vinte e três anos, no auge do seu segundo emprego, ficava apenas com o ofício de entrevistar os novos funcionários e fazer o recrutamento e seleção no dia a dia. “Eu adorava esse tempo, porque a parte burocrática ficava toda com uma terceirizada”.

Apesar da pouca idade, Adriana já possuía uma bagagem de seis anos, a formação em Administração e aptidões para os treinamentos dos novos colaboradores. Seu primeiro emprego foi no ramo de confecção, onde ela trabalhava predominantemente com a figura feminina, onde adquiriu experiência necessária com pessoas e trouxe para a B&Q, oferecendo diferencial e expertise na contratação da equipe.

Um ano após sua entrada na corporação, Adriana lembra que pôde experimentar várias novas atividades em diferentes setores: “Teve uma época que eu fazia faturamento, recrutamento e seleção, departamento pessoal, atualizava o site da B&Q, fazia jornal da B&Q, licitações… Ainda tem mais! Eu ainda fazia o atendimento da área de TI. Dava problema, eu ia lá, resolvia com seu Alexandre (Diretor Financeiro) que tinha um Sistema de Gestão Empresarial – ERP desenvolvido aqui, e eu atualizava junto com o mesmo. Ele ligava pra mim, ‘aí não está funcionando não’ e eu ficava horas e horas com o Diretor no telefone e até dar tudo certo”, lembrou aos risos.

Adriana ressalta que um grande marco aconteceu em treze de novembro de dois mil e três: a B&Q assinou um contrato com a Coelce, para prestar serviço para a área comercial (corte e religação de energia) Na capital cearense e região metropolitana. O que culminou na contratação de mais de seiscentos novos funcionários para a empresa.

A gestora de RH explica que foram apenas seis meses de contrato, na época. Após um período esse serviço foi sendo executado por outra empresa, mas esse serviço foi assumido pela B&Q novamente. “Eu acho que esse negócio foi realmente um divisor de águas pra gente. Após esse serviço passamos a trabalhar depois em Salvador, no polo Petroquímico, em Camaçari. Então assim, a gente tinha na Bahia mais de seiscentos funcionários. Fomos incrementando funcionários à medida que íamos crescendo”, relembrou.

Ela ainda complementa: “Quando entrei na empresa, no meu setor, não tínhamos uma equipe formada em si, né? Fomos construindo…a empresa contratou uma consultoria, que foi dando suporte, então assim, realmente eu estou aqui na B&Q desde a raiz, né? A gente contratou Psicólogas, contratamos assistente social. Para você ter ideia, Técnico de Segurança do Trabalho – TST não existia. Hoje temos vários TST’s e oito Engenheiros de Segurança, mas antigamente não tinha nenhum”.

Adriana sabe que todas essas conquistas só foram possíveis com o auxílio dos outros setores. “Nosso desafio é ter pessoas aliadas que estejam no mesmo time que a gente. Não conseguimos fazer nada sozinhos, porque assim, o RH precisa do SESMT, que precisa da operação. Então, estamos todos no mesmo barco”.

Ela destacou um provérbio africano que resume bem seu sentimento: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”!

E destaca que apesar de ter participado de várias ações em diversos setores da B&Q, o seu coração sempre esteve ligado aos processos que envolvem ações com o colaborador. Tanto é que muitos prêmios foram conquistados ao longo desses anos: em 2014 ficou classificada como a oitava empresa do Brasil ganhando o selo Great Place To Work (GPTW – Melhores empresas para se trabalhar) e a primeira do Ceará.

“Quando Seu Luis Carlos me pediu para nos inscrever nessa premiação, eu tive de responder um relatório que era o Culture Audit, ou seja, o modelo de gestão da B&Q é baseado em nove pilares. Eu escrevia isso tudo naturalmente falando sobre o que nossa empresa tem; sobre como nosso ambiente é de confiança e tudo fluiu naturalmente, simples como a essência da B&Q é. Todos esses prêmios que acumulamos ao longo dos anos é reflexo da nossa essência e mostra como somos de verdade”, ressaltou.

Um ponto de grande relevância que a Gerente lembra com carinho também é a sua participação na implementação do Programa de Gestão de Segurança, o Pacto pela Vida. “A pessoa responsável para fazer a comunicação com os avalistas era eu por meio de um telegrama em 2009! Quando pensamos em fazer esse elo, da empresa, do colaborador e sua família foi com objetivo para não haver mais reincidências na segurança dos nossos colaboradores”.

Ela explica como esse Programa se tornou um case de sucesso: “Hoje ele é um sistema de desenvolvimento para o colaborador totalmente online e reunido numa base de dados. Lá podemos ver as promoções, quem está habilitado, quem faz parte do clube da segurança, tudo otimizado, onde o próprio colaborador é o responsável. O RH só acompanha e monitora junto com os Gestores das equipes, sempre prezando pela segurança e bem-estar do nosso funcionário”.

Essa aproximação da família com o colaborador é um pilar muito presente na história da B&Q. Para ela, esse cuidado é imprescindível para o sustento da empresa. “Hoje eu sou Gerente de Recursos Humanos da B&Q. Já estou aqui há vinte e dois anos, me casei, tive minha filha, me treinei, me desenvolvi aqui dentro dessa empresa e vi muitos fazerem isso também. Nosso contato é olho no olho!”, salientou.

Depois de tantos anos e tantas realizações, Adriana ainda sonha em se tornar uma Diretora de Gente e Gestão na B&Q. “Eu gosto de fazer parte, de estar junto. É isso que me motiva todos os dias. Essa é a minha essência. Então assim, eu hoje tô na B&Q primeiro porque eu acreditei lá atrás e segundo porque isso aqui fui eu que ajudei a construir também. Ela é minha! Eu não estou no contrato social, mas ela está no meu coração que é muito mais do que um papel”, finalizou.

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