ANEEL anuncia em Fortaleza autorização de parques híbridos de geração de energia

Norma vai regulamentar projetos que geram, ao mesmo tempo, energia solar e eólica ou outras.
Windmills. Alternative energy.

Nessa sexta-feira (3), acontece na FIEC, um encontro onde o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, André Pepitone, divulgará a norma que regulamenta e autoriza o funcionamento de parques de geração de energia híbridos – solares e eólicos – e de outros tipos de energia.

A norma define as regras para a outorga dos empreendimentos e contratação do uso dos sistemas de transmissão, além de definir a forma de tarifação dessas usinas e da aplicação dos descontos legais nas tarifas de uso do sistema de transmissão.

O encontro contará com a participação do CEO da B&Q Energia e Presidente do Sindienergia CE, Luis Carlos Queiroz, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e o Deputado Federal, Danilo Forte, que também é coordenador da Frente de Energias Renováveis na Câmara Federal, dentre outros importantes players do setor de energia do estado e da região.

Para Luis Carlos Queiroz, a regulamentação é mais uma importante conquista do setor, que, neste ano, conseguiu avanços relevantes. “Em 2021, foi dado um passo muito positivo para as energias renováveis e abundantes no nosso país, como a eólica e a solar, com a aprovação do Marco Regulatório do Setor de Geração Distribuída, com o PL 5829/2020. Agora, quem ganha com a assinatura do protocolo de autorização para o funcionamento de parques de geração de energia híbridos é a geração centralizada e as empresas que atuam e almejam atuar nesse segmento de energias renováveis”, destacou.

De acordo com o Diretor de Geração Centralizada do Sindienergia-CE, Luis Eduardo Barbosa, a medida deverá beneficiar os projetos de usinas que estão prestes a iniciar operações, pois muitos já previam o modelo híbrido.

A capacidade instalável de geração híbrida no estado (eólica + solar fotovoltaica), identificada no Atlas Eólico e Solar do Ceará, é de 137 GW.

  • Com informações do Diário do Nordeste
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn