B&Q investe em inovação tecnológica visando crescimento em 2022

WhatsApp Image 2022-01-10 at 13.49.36(1)
WhatsApp Image 2022-01-10 at 13.49.36(1)

A Célula de Inteligência de Serviços Comerciais e Emergenciais (COS) da B&Q é o setor onde as operações em parceria com a Enel são recebidas e repassadas a operação, aos eletricistas que atuam na linha de frente. A equipe recebe os serviços do cliente, e traça endereço, data e prazo para a execução das demandas, seguindo da execução à operação.

A equipe de COS realiza ações para os serviços emergenciais, faturamento, poda e seus resíduos, medição gráfica, linha viva, pesada (troca de poste, substituição de cabo, substituição de transformador e outros), designando ordens, gerando relatórios e monitorando as equipes que estão nas ruas. É de lá que são extraídos os relatórios todos os dias e contabilizado a quantidade de serviços executados pelas equipes. Assim é feito o acompanhamento e traçadas as estratégias para que as metas sejam cumpridas. Metas de corte e religação, emergência e todos os outros controles de relatório.

De acordo com o Supervisor Administrativo do COS, Jones de Sousa Freire, a tecnologia vem ao longo dos anos sendo aprimorada e a B&Q segue investindo nesses programas visando à diminuição dos serviços improdutivos.

“Hoje a B&Q tem dentro da plataforma do site um localizador e um rastreamento. Nossa parceria com a Enel nos proporcionou fazer um cadastro com a base de todos os clientes da metropolitana de Fortaleza (CE). Dentro dessa base temos uma coordenada GPS e, caso a equipe não saiba onde localizar o cliente nós conseguimos consultar nesses dados a localização em tempo real daquele cliente”, explicou.

Freire disse que o Banco de dados é alimentado três vezes ao dia e monitorado de acordo com o funcionamento do COS, que ocorre de 6h até as 23h com equipes alternando os plantões. Além disso, o COS acompanha a rota programada do dia, quando acontece um desvio de rota e qual a média de serviços que serão executados ao longo do dia.

“Por exemplo, um carro ele executa em média de seis a oito serviços por dia, de acordo com as demandas repassadas pela equipe. Já uma moto consegue executar em média de 25 a 30 serviços por dia, em casos de corte ou religação”, enumerou.

A B&Q segue investindo nesses processos porque sabe que os resultados obtidos são revertidos cada dia mais em ações positivas. Equipamentos seguem sendo testados pela nossa frota, como o autotrack, que tem por finalidade conectar o GPS do carro em campo monitorado diretamente a sede da empresa, cruzando os dados da rota traçada com a quilometragem e percurso realizado.

Todos esses serviços acontecem em parceria com a distribuidora de energia, seguindo as normas regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. “E o investimento em tecnologias e novos processos é fundamental, para que o trabalho seja cada vez mais preciso e mensurável através de relatórios”, finalizou Jones.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn