Hidrogênio Verde: entenda sua importância dentro dos combustíveis renováveis

1-2
1-2

O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, é relativamente raro em sua forma pura, é um gás incolor, inodoro e não tóxico, que pode ser usado como combustível ou como matéria-prima para a produção de diversos produtos químicos.

O gás, segue despontado como sendo o meio para um futuro baixo carbono, é a versão menos poluente do combustível, tem um importante papel no processo de transição energética mundial, de modo que estimula a disseminação de energias renováveis.

A B&Q considera o Hidrogênio Verde o combustível do futuro, altamente renovável, pois pode ser produzido a partir de fontes de energia da natureza, como a energia solar e eólica. Ele é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, pois não emite gases de efeito estufa e não contribui para as mudanças climáticas, o que afeta o meio ambiente.

O combustível do futuro

O hidrogênio verde tem um papel crucial dentro dos combustíveis renováveis, pois pode ser usado para:

  • Geração de energia elétrica;
  • Armazenamento de energia;
  • Transporte de energia;

O Hidrogênio Verde é uma tecnologia promissora que tem o potencial de revolucionar o setor de energia. O aumento da demanda por energia renovável e a redução das emissões de gases de efeito estufa estão impulsionando o desenvolvimento do Hidrogênio Verde.

Embora seja uma substância abundante na atmosfera, é um gás que não encontramos naturalmente disponível para a geração de eletricidade e, por isso, deve-se utilizar de processos tecnológicos para a sua obtenção, sendo o mais usual a eletrólise da água (hidrólise), processo em que a molécula H2O é transformada em hidrogênio e oxigênio.

Além disso, o Brasil tem um grande potencial para a produção de Hidrogênio Verde, pois possui abundantes recursos de energia renovável, como a energia solar e eólica. O governo brasileiro tem incentivado o desenvolvimento do Hidrogênio Verde, com o objetivo de tornar o país um líder global nesta tecnologia.

Com o avanço das tecnologias e a redução dos custos, o hidrogênio verde deve se tornar uma fonte de energia cada vez mais única, onde o mundo todo aposta em seus benefícios.

Conclusão

Deseja saber como a B&Q está contribuindo para um futuro mais verde e sustentável?

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossas ações!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn